domingo, 6 de março de 2011

Lançamento do livro "Espírito Selvagem"

Em concreto ao livro que hoje apresentamos, este "Espírito Selvagem". Principal característica: imaginação, criatividade, engenho na construção de um cenário. Joel Flor como refere, e bem, em nota introdutória, lança a questão: "Como é que definimos o que é real e o que não existe? Quantas vezes temos a sensação que a rotina diária que seguimos durante anos nos traz de volta o momento em que tudo começou, como se acordássemos de um longo sonho? E se pudéssemos retroceder no tempo, reformular as nossas escolhas, escolher um novo percurso? E se ao retrocedermos libertássemos todos os cadeados da nossa mente, acordássemos de todos os sonhos e sub-sonhos que a nossa inconsciência produziu, e se ao fim desse longo percurso déssemos por nós num abismo, cercados pela escuridão, pela primeira vez tateando o mundo real, sentindo o vento bater no nosso rosto de um modo indescritível? Fim de citação.

O autor prepara o cenário, a história de fundo: um jovem num acidente de viação perde a namorada e sobrevive num estado vegetativo; nesse estado de subconsciência renasce para um cenário em que nada tinha acontecido e projecta uma sequela de vida, dando-lhe um curso normal.

Convenhamos que à partida a trama, o enredo da história é aliciante. Mais, a fronteira entre o ilusório e o real devanece-se porque desperta no leitor, inevitavelmente, auto-projecções. Todos nós perante encruzilhadas da vida tomamos as nossas opções, fruto de escolha ou de destino. E quantas vezes detemos a pensar como seria a nossa vida se, a dado passo, tivéssemos seguido o caminho A ao invés do caminho B?

Obviamente que este "Espírito Selvagem" não se limita a este enquadramento de cenário. Todo o livro, em termos de criatividade, se desenvolve, sólida e envolventemente com todas as personagens interligadas ao conflito central. Diria aliás que é um livro que se lê imparavelmente sem fôlego.

E agora, voltando ao que referi no início: caro Joel, não há formulas imparáveis para se alcançar o sucesso; contudo, afirmo-o com alguma experiência no campo editorial, que a originalidade, a desenvoltura e criatividade como contróis o alicerce de um romance, deste romance, cumpre o que o leitor espera quando compra um livro, Algo que surpreenda, que liberte a sua imaginação, que o faça pensar, que lhe proporcione desafios, que o envolva.
Caro Joel. Vais no caminho certo. Tudo mais será o destino.



Texto de Jorge Castelo Branco

Nenhum comentário:

Postar um comentário